Pular para o conteúdo principal

QUEM DECIDE QUEM É JUDEU?


QUEM DECIDE QUEM É JUDEU?


0
52

Judeus de países desenvolvidos estão sempre vivendo na linha da média da sociedade onde vivem.

Países de primeiro mundo possuem comunidades judaicas de primeiro mundo. E assim sucessivamente.

Imagine você, meu leitor as dificuldades vividas pelos judeus da Nigéria. O país vive um paradoxo. Rico de natureza, possui um dos povos mais pobres do planeta. Os judeus daqui estão vivendo na média da pobreza do povo do país deles.

Nesse país não existe preconceito. Existe o descaso.

Judeus não tem cemitério próprio.

Não há um único rabino em todo o país.

A única sinagoga que possui uma mikvá (banho ritual) está situada em Port Harcourt, no sul da Nigéria. Construída por um homem que é judeu há poucos anos.

Os judeus da Nigéria, todos pertencem à etnia Igbo.

Os antepassados deles colocaram os pés na África, oriundos da Terra Santa, no período da ocupação romana.

Chegaram a ser 25.000.000 (vinte e cinco milhões) de almas.

Possuem um único costume, comum a todos desta etnia. Todos os homens são circuncidados aos 8 dias após o nascimento.

Durante centenas de anos, ninguém sabia explicar porque.

De repente, a onda da volta ao judaísmo explodiu em toda a IGBOLAND como é chamada a parte do país onde vivem os Igbo.

Sinagogas estão sendo construídas, comunidades estão sendo formadas, hábitos e festividades judaicas estão sendo introduzidos, bastante gente está descobrindo, como eles dizem por aqui, o amor por HASHEM e dentro em pouco, esta explosão social avançará de uma tal maneira que não haverá como segurá-la.

Alguém pode chegar por aqui e dizer:- Ah, a Rabanut não os reconhece.

Digo:- Dane-se a Rabanut. Pior para ela.

Digo mais: -Judeus brancos europeus os de descendência caucasiana que não tem a menor ideia de que o judaísmo se originou na região do Oriente Médio que não possuía população branca, precisam estudar para entender que o judaísmo no mundo está muito mais para lá do rebbe de Breslaw e adjacências.

O judaísmo sempre foi multicolorido, multifacetado, multicultural, multissocial.

Na verdade o que quero declarar é que considero muito bem-vindos, tanto os bnei anussim, quanto os Igbo e quanto todos os que ainda estão por reconhecer o judaísmo dentro deles mesmos.


Hoje, depois de ver e ouvir um jovem negão de 20 anos tocando shofar como gente grande, não tenho mais dúvidas:

Sejam bem-vindos ao judaísmo neste mundo maluco, meus queridos irmãos Igbo!!!!

Ronaldo Gomlevsky

Na foto, Sinagoga Mount Zion. Onitsha. Sudeste da Nigéria. Ronaldo Gomlevsky acompanhado do presidente da Sinagoga e mais cerca de duas dezenas de Igbos-judeus nigerianos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shema - Hebraico - Transliterado - Português

Shema - Hebraico - Transliterado - Português Devarim (Deuteronômio) 6:4-9; 11:13-21 שְׁמַע יִשְׂרָאֵל ; יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד׃ וְאָהַבְתָּ, אֵת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ; בְּכָל־לְבָבְךָ וּבְכָל־נַפְשְׁךָ וּבְכָל־מְאֹדֶךָ׃ וְהָיוּ הַדְּבָרִים הָאֵלֶּה, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוְּךָ הַיּוֹם עַל־לְבָבֶךָ׃ וְשִׁנַּנְתָּם לְבָנֶיךָ, וְדִבַּרְתָּ בָּם; בְּשִׁבְתְּךָ בְּבֵיתֶךָ וּבְלֶכְתְּךָ בַדֶּרֶךְ, וּבְשָׁכְבְּךָ וּבְקוּמֶךָ׃ וּקְשַׁרְתָּם לְאוֹת עַל־יָדֶךָ; וְהָיוּ לְטֹטָפֹת בֵּין עֵי נֶיךָ׃ וּכְתַבְתָּם עַל־מְזוּזֹת בֵּיתֶךָ וּבִשְׁעָרֶיךָ׃ וְהָיָה, אִם־שָׁמֹעַ תִּשְׁמְעוּ אֶל־מִצְוֹתַי, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוֶּה אֶתְכֶם הַיּוֹם; לְאַהֲבָה אֶת־יְהוָה אֱלֹהֵיכֶם וּלְעָבְדוֹ, ְּכָל־לְבַבְכֶם וּבְכָל־נַפְשְׁכֶם׃ וְנָתַתִּי מְטַר־אַרְצְכֶם בְּעִתּוֹ יוֹרֶה וּמַלְקוֹשׁ; וְאָסַפְתָּ דְגָנֶךָ, וְתִירֹשְׁךָ וְיִצְהָרֶךָ׃ וְנָתַתִּי עֵשֶׂב בְּשָׂדְךָ לִבְהֶמְתֶּךָ; וְאָכַלְתָּ וְשָׂבָעְתָּ׃ הִשָּׁמְרוּ לָכֶם, פֶּן יִפְתֶּה לְבַבְכֶם; וְסַרְתֶּם, וַעֲבַדְתֶּם אֱלֹהִים אֲחֵרִים, וְהִשְׁתַּחֲוִיתֶם ...

Rabi Yehudá Hanassi, o "Príncipe"

Rabi Yehudá Hanassi, o "Príncipe" Relato do Talmud O Talmud relata uma história sobre o grande Rabi Yehudá Hanassi (o "Príncipe"): Artaban, o rei de Partin enviou-lhe como presente uma pérola maravilhosa. Rabi Yehudá retribuiu com outro presente – uma mezuzá. Ultrajado pelo que lhe parecia zombaria, o rei repreendeu severamente a Rabi Yehudá:"–Vós me insultastes. Eu vos enviei um presente de valor incalculável e vós retribuistes com uma ninharia sem valor!" Rabi Yehudá apressou-se em explicar: "O presente que me enviastes é tão valioso que deverá ser cuidadosamente vigiado, ao passo que o que eu vos dei vos guardará mesmo quando estiveres dormindo". © Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a  política de copyright de Chabad.org .

Profeta Isaías 9:6

Profeta Isaías 9:6 Estudo do Profeta Isaías, capítulo 9 versículo 6 Navi Yeshayáhu - Prophet Isaias Judaísmo Messiânico Não Existe Profeta Isaías 9:6 - "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. (texto não judaico - este verso corresponde no hebraico ao 9:5) Profeta Isaías 9:5 - "Pois nasceu entre nós uma criança, um filho nos foi dado. E sobre seus ombros estará a autoridade; por isso o maravilhoso conselheiro, o D'us todo-Poderoso e Pai eterno, alcunhou-o de Sar-shalom,..." (texto judaico) Alegação evangélico-messiânica: Que o verso alude sobre qualidades de Jesus, de Nazaré: maravilhoso conselheiro; deus forte; pai eterno; principe da paz. Que ele é o deus encarnado. Contexto da Passagem: O profeta Isaías se refere ao reinado (governo) de Ezequias (Chizkiáhú), filho do Rei Acaz (Achaz). Resumo...