Pular para o conteúdo principal

Por Que o Tefilin é Colocado no Braço Esquerdo?

Por Que o Tefilin é Colocado no Braço Esquerdo?

Os sábios do Talmud adotam como um presente que os tefilin sejam colocados sobre o braço esquerdo (ou no direito de um canhoto) e oferecem vários motivos:

1 - “Mão” = Mão Esquerda

Segundo uma tradição, sempre que a Escritura usa a palavra yad (“mão”) sem definir qual delas, refere-se à mão esquerda. Por exemplo, o profeta Yeshayáhu declara: “Até minha mão colocou o alicerce da terra, e Minha mão direita mediu os céus com palmas da mão…1” Note que há a “mão” e que há “a mão direita”, implicando que a mão não identificada é a esquerda. Assim, quando a Torá nos diz para colocar tefilin sobre nossa “mão, a implicação é que seja a mão esquerda.2

2 - Atar com a Mão que Escreve

Lemos: “E os atarás como um sinal sobre tua mão… E deves inscrevê-los sobre os batentes de tua casa…”3 A justa posição de atar e escrever nos ensina que devemos atar o tefilin com a mesma mão usada para escrever os pergaminhos ali contidos. Assim como alguém escreve rolos de tefilin com sua mão direita,4 também a amarração deveria ser feita com a mão direita. Isso efetivamente significa que tefilin deve ser usado sobre a mão esquerda.5

3 - Braço Fraco

O terceiro (e mais conhecido) motivo é que em Shemot, 6 ao nos dizer para amarrar tefilin sobre o braço, a palavra yadcha (“tua mão”) tem um hei extra no final. Os sábios explicam que a palavra alongada pode ser lida como duas palavras, significando “o braço fraco”. Assim, tefilin são colocados sobre o esquerdo, pois geralmente é o braço mais fraco.7

4 - Correspondendo ao Coração

O Talmud nos diz que o tefilin de mão precisa ser colocado ‘de frente para o coração”.”8 Embora alguns interpretem isso como meramente nos dizendo que o tefilin precisa ser colocado sobre o bíceps, que está ao nível do coração, outros explicam que essa pode ser uma razão adicional para colocar o tefilin sobre o braço esquerdo, que é mais próximo ao coração.9
Embora haja várias razões para colocar o tefilin sobre o braço esquerdo, em todas elas, devemos ter isso em mente enquanto colocamos tefilin. Nas palavras de Rabi Shneur Zalman de Liadi em seu sidur:
“Quando alguém coloca tefilin, deve ter em mente que D'us nos ordenou escrever sobre o pergaminho contido no tefilin as quatro passagens específicas da Torá que mencionam Sua unidade e o Êxodo do Egito, para que lembremos os milagres e maravilhas que Ele fez para nós. Eles indicam Sua Unidade e demonstram que Ele tem o poder e domínio sobre aqueles acima e abaixo, de fazer como Ele deseja. E Ele nos conclamou a colocar o tefilin sobre o braço adjacente ao coração, e sobre a cabeça acima do cérebro para que submetamos nossa alma, que é o cérebro, bem como os desejos e pensamentos de nosso coração, ao Seu serviço. Assim, ao colocar tefilin, a pessoa estará consciente da unicidade e presença do Criador e restringirá seus prazeres.”10
Os rabinos oferecem razões adicionais para solocar tefilin sobre a mão esquerda:

A Mão Mais Sagrada

Rabi Hezekia ben Manoa (Século 13), conhecido pelo seu comentário sobre a Torá chamado Chizkuni, explica que como a mão direita é mais ativa, usada para tarefas mundanas, comuns, não é adequado que o tefilin, que contem o nome sagrado de D'us, seja amarrado nela. Mas sim, os colocamos sobre a mão esquerda, que não é usada com tanta frequência.11

Mais Próxima da Pessoa

Rabi Yehuda Lowe (1525-1609), conhecido como o Maharal de Praga, explica que somos ordenados sobre tefilin: “E essas palavras, que Eu ordeno neste dia, ficarão sobre o seu coração,”12 Como a mão direita de uma pessoa é mais forte, é mais destra, e portanto está em constante uso e “mais distante” da pessoa. Portanto colocamos tefilin sobre a mão esquerda, que geralmente é mantida “mais perto” da pessoa.13

Punições da mão Esquerda

Rabi Chaim ibn Attar (1696-1743), conhecido como o Ohr Hachaim, destaca que a Torá nos diz para colocar tefilin para nos lembrar que “com um braço poderoso o Eterno [nos] tirou do Egito.14
 Os místicos explicam que o “braço poderoso” usado para punir os egípcios refere-se ao atributo da severidade e julgamento, que corresponde ao lado esquerdo. Assim, tefilin são usados sobre o braço esquerdo, refletindo o “braço esquerdo” de D'us, que realizou os milagres no Egito.15

Superando Nossos Desejos Físicos

Rabi Shlomo EphraimLuntschitz (1550-1519), conhecido como o Kli Yakar, explica que o lado direito representa desejos físicos e força, enquanto o esquerdo, mais fraco, representa a força intelectual e espiritual (mais restrita). Usar tefilin sobre o lado esquerdo demonstra que esta é a força espiritual e intelectual do coração que “doma” os desejos físicos (e faz o lado esquerdo ser fisicamente mais fraco).16

Somente Com a Ajuda de D'us

O Kli Yakar oferece uma explicação alternativa: colocar tefilin sobre nossa mão mais fraca simboliza que sem a ajuda de D'us, somos fracos e não temos a força para realizar tudo por nós mesmos.17 Ter isso em mente quando começamos todo dia nos dá a força e a fé para ficar no caminho reto o dia inteiro, sabendo que em última análise tudo está nas mãos de D'us.

Transformar o Negativo

O quinto Rebe, Rabi Sholom Dovber, conhecido como o Rebe Rashab, explica18 que ao colocar tefilin sobre o braço esquerdo próximo ao coração, a pessoa domina sua alma animal para a alma Divina, transformando os desejos negativos em positivos. Assim, pouco a pouco, transformamos a negatividade em positividade, até atingirmos o estado no qual, como dizem os místicos, “haverá somente um lado direito (i.e., positivo).” Isso chegará à fruição e será revelado na era messiânica – que seja brevemente em nossos dias!
NOTAS
1.
Yeshayahu 48:13
2.
Talmud, Menachot 36 b-37 a
3.
Devarim 6:8-9
4.
Veja Shulchan Aruch HaRav, Orach Chaim 32:7, que a pessoa realmente é exigida a escrever itens sagrados com sua mão direita.
5.
Talmud, Menachot 36 b-37 a
6.
Shemot 13:16
7.
Talmud, Menachot 36b-37 a
8.
Talmud, Menachot 37 b
9.
Veja Meiri sobreTalmud, Shabat 103 a; Orach Chaim sobre Shemot 13:16
10.
Veja Tur e Shulchan Aruch, Orach Chaim 25:5: Shulchan Aruch Harav, Orech Chaim 25:11; Sidur Admur Hazakan.
11.
Chizkuni sobre Shemot 13:16
12.
Devarim 6:6
13.
Maharal, Chidushei Agadot sobre Talmud, Shabat 61 a.
14.
Shemot 13:9.
15.
Ohr Hachaim sobre 13:16.
16.
Keli Yakar Êxodus 13:16
17.
Keli Yakar Êxodus 13:16
18.
Sefer Hamamarim, 5679, pág. 467

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shema - Hebraico - Transliterado - Português

Shema - Hebraico - Transliterado - Português Devarim (Deuteronômio) 6:4-9; 11:13-21 שְׁמַע יִשְׂרָאֵל ; יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד׃ וְאָהַבְתָּ, אֵת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ; בְּכָל־לְבָבְךָ וּבְכָל־נַפְשְׁךָ וּבְכָל־מְאֹדֶךָ׃ וְהָיוּ הַדְּבָרִים הָאֵלֶּה, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוְּךָ הַיּוֹם עַל־לְבָבֶךָ׃ וְשִׁנַּנְתָּם לְבָנֶיךָ, וְדִבַּרְתָּ בָּם; בְּשִׁבְתְּךָ בְּבֵיתֶךָ וּבְלֶכְתְּךָ בַדֶּרֶךְ, וּבְשָׁכְבְּךָ וּבְקוּמֶךָ׃ וּקְשַׁרְתָּם לְאוֹת עַל־יָדֶךָ; וְהָיוּ לְטֹטָפֹת בֵּין עֵי נֶיךָ׃ וּכְתַבְתָּם עַל־מְזוּזֹת בֵּיתֶךָ וּבִשְׁעָרֶיךָ׃ וְהָיָה, אִם־שָׁמֹעַ תִּשְׁמְעוּ אֶל־מִצְוֹתַי, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוֶּה אֶתְכֶם הַיּוֹם; לְאַהֲבָה אֶת־יְהוָה אֱלֹהֵיכֶם וּלְעָבְדוֹ, ְּכָל־לְבַבְכֶם וּבְכָל־נַפְשְׁכֶם׃ וְנָתַתִּי מְטַר־אַרְצְכֶם בְּעִתּוֹ יוֹרֶה וּמַלְקוֹשׁ; וְאָסַפְתָּ דְגָנֶךָ, וְתִירֹשְׁךָ וְיִצְהָרֶךָ׃ וְנָתַתִּי עֵשֶׂב בְּשָׂדְךָ לִבְהֶמְתֶּךָ; וְאָכַלְתָּ וְשָׂבָעְתָּ׃ הִשָּׁמְרוּ לָכֶם, פֶּן יִפְתֶּה לְבַבְכֶם; וְסַרְתֶּם, וַעֲבַדְתֶּם אֱלֹהִים אֲחֵרִים, וְהִשְׁתַּחֲוִיתֶם ...

150 SALMOS Português e Hebraico - Transliterados

150 SALMOS         O Livro dos Salmos começa apresentando uma orientação para a vida: evitar a influência dos malévolos e dos que ridicularizam o bem, e adotar o estudo e o conhecimento das Escrituras como meta principal. Deus  recompensará nossa vida com alegria e significado.                               Salmo 1  Bem-aventurado o homem que não segue os conselhos dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores e nem participa da reunião dos insolentes; mas, ao contrário, se volta para a Lei do Eterno e, dia e noite, a estuda. Ele será como a árvore plantada junto ao ribeiro que produz seu fruto na estação apropriada e cujas folhagens nunca secam; assim também florescerá tudo que fizer. Quanto aos ímpios, são como o feno que o vento espalha. Nem eles prevalecerão em julgamentos, nem os pecadores na assembléia dos justos; pois o Eterno favorece o caminho dos justos, enquan...

Profeta Isaías 9:6

Profeta Isaías 9:6 Estudo do Profeta Isaías, capítulo 9 versículo 6 Navi Yeshayáhu - Prophet Isaias Judaísmo Messiânico Não Existe Profeta Isaías 9:6 - "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. (texto não judaico - este verso corresponde no hebraico ao 9:5) Profeta Isaías 9:5 - "Pois nasceu entre nós uma criança, um filho nos foi dado. E sobre seus ombros estará a autoridade; por isso o maravilhoso conselheiro, o D'us todo-Poderoso e Pai eterno, alcunhou-o de Sar-shalom,..." (texto judaico) Alegação evangélico-messiânica: Que o verso alude sobre qualidades de Jesus, de Nazaré: maravilhoso conselheiro; deus forte; pai eterno; principe da paz. Que ele é o deus encarnado. Contexto da Passagem: O profeta Isaías se refere ao reinado (governo) de Ezequias (Chizkiáhú), filho do Rei Acaz (Achaz). Resumo...