Pular para o conteúdo principal

Sete Voltas em Poucos Minutos

Sete Voltas em Poucos Minutos

Pergunta:

Qual a importância da colocação de tefilin e o significado das voltas e das ‘amarrações’ no braço e na cabeça?

Resposta:

O tefilin se constitui em duas partes, uma colocada no braço esquerdo virada para o coração e a outra na cabeça, a sede do intelecto.
Um ensinamento básico, mas fundamental, está contido nessa mitsvá: a cabeça deve reger o coração. O coracão é considerado o centro das emoções que são geralmente divididas em sete tipos, dos quais três são os prinicpais: amor, temor e piedade. Os outros quatro são derivados dos três primeiros. As sete voltas do antebraço representam as sete emoções – atributos – que devem ser controladas pela inteligência, assunto amplamente explicado nos livros de Cabala e Chassidut.
Um dos simbolismos do tefilin é a devoção e afeição entre D’us e Israel, frequentemente citados como noivos. Assim as voltas em torno do dedo simbolizam uma aliança e uma das explicações para as três voltas é a referência ao noivado de D'us com Israel citado três vezes em Josias 2:21, 22. É costume em alguns rituais do judaísmo que se cite esse texto das escrituras enquanto se enrola as tiras no dedo após ter colocado o tefilin da cabeça.
As duas tiras que caem do tefilin da cabeca simbolizam a influência da cabeca sobre o resto do corpo, em seus lados direito e esquerdo. Assim, as duas tiras que são a continuidade da tira que circunda a cabeca e que comeca a se ramificar a partir de um nó especial na parte de trás da cabeça que é o ponto de encontro entre o cérebro e o cerebelo e também o começo da espinha. Indicando que assim como fisicamente o cérebro é o centro nervoso mais vital que controla e vitaliza o corpo todo, também espiritualmente o intelecto serve para revitalizar e guiar a vida do judeu e o corpo com todos os membros e orgãos que deve estar a serviço dos mandamentos Divinos diariamente.
O tefilin da mão deve ser colocado antes do da cabeça. Isto representa o grande e fundamental princípio do judaísmo: a prática precede a teoria - a ação deve vir primeiro, e só então seu significado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

150 SALMOS Português e Hebraico - Transliterados

150 SALMOS         O Livro dos Salmos começa apresentando uma orientação para a vida: evitar a influência dos malévolos e dos que ridicularizam o bem, e adotar o estudo e o conhecimento das Escrituras como meta principal. Deus  recompensará nossa vida com alegria e significado.                               Salmo 1  Bem-aventurado o homem que não segue os conselhos dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores e nem participa da reunião dos insolentes; mas, ao contrário, se volta para a Lei do Eterno e, dia e noite, a estuda. Ele será como a árvore plantada junto ao ribeiro que produz seu fruto na estação apropriada e cujas folhagens nunca secam; assim também florescerá tudo que fizer. Quanto aos ímpios, são como o feno que o vento espalha. Nem eles prevalecerão em julgamentos, nem os pecadores na assembléia dos justos; pois o Eterno favorece o caminho dos justos, enquan...

Shema - Hebraico - Transliterado - Português

Shema - Hebraico - Transliterado - Português Devarim (Deuteronômio) 6:4-9; 11:13-21 שְׁמַע יִשְׂרָאֵל ; יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד׃ וְאָהַבְתָּ, אֵת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ; בְּכָל־לְבָבְךָ וּבְכָל־נַפְשְׁךָ וּבְכָל־מְאֹדֶךָ׃ וְהָיוּ הַדְּבָרִים הָאֵלֶּה, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוְּךָ הַיּוֹם עַל־לְבָבֶךָ׃ וְשִׁנַּנְתָּם לְבָנֶיךָ, וְדִבַּרְתָּ בָּם; בְּשִׁבְתְּךָ בְּבֵיתֶךָ וּבְלֶכְתְּךָ בַדֶּרֶךְ, וּבְשָׁכְבְּךָ וּבְקוּמֶךָ׃ וּקְשַׁרְתָּם לְאוֹת עַל־יָדֶךָ; וְהָיוּ לְטֹטָפֹת בֵּין עֵי נֶיךָ׃ וּכְתַבְתָּם עַל־מְזוּזֹת בֵּיתֶךָ וּבִשְׁעָרֶיךָ׃ וְהָיָה, אִם־שָׁמֹעַ תִּשְׁמְעוּ אֶל־מִצְוֹתַי, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוֶּה אֶתְכֶם הַיּוֹם; לְאַהֲבָה אֶת־יְהוָה אֱלֹהֵיכֶם וּלְעָבְדוֹ, ְּכָל־לְבַבְכֶם וּבְכָל־נַפְשְׁכֶם׃ וְנָתַתִּי מְטַר־אַרְצְכֶם בְּעִתּוֹ יוֹרֶה וּמַלְקוֹשׁ; וְאָסַפְתָּ דְגָנֶךָ, וְתִירֹשְׁךָ וְיִצְהָרֶךָ׃ וְנָתַתִּי עֵשֶׂב בְּשָׂדְךָ לִבְהֶמְתֶּךָ; וְאָכַלְתָּ וְשָׂבָעְתָּ׃ הִשָּׁמְרוּ לָכֶם, פֶּן יִפְתֶּה לְבַבְכֶם; וְסַרְתֶּם, וַעֲבַדְתֶּם אֱלֹהִים אֲחֵרִים, וְהִשְׁתַּחֲוִיתֶם ...

A Tanach fala de anjos caídos? Diabo é conceito judaico?

A Tanach fala de anjos caídos? Diabo é conceito judaico? Por que coloco esta página aos meus amigos e interessados? Eu sempre digo aos meus ouvintes, que antes de querer seguir qualquer coisa que dizem estar na ‘Bíblia’, devem notar na História, se o fato é real. Tudo que aconteceu com o povo de Israel, foi anotado nos livros de História, se não na Mundial, pelo menos em livros de História de Israel. Quanto tempo dura um mito? O tempo em que você acredita nele, até descobrir a realidade.   Pelo fato de que muitos acreditam que a ‘doutrina ‘ de demônios e seu grande chefe Lúcifer é um conceito judaico. Isso é o que veremos a seguir, não só pela história pagã deste ser mitológico, mas como pelas próprias ESCRITURAS Hebraicas, o TANAKH.   Bem, antes de qualquer coisa, confesso que eu mesmo já acreditei neste mito, crendo da mesma forma que muitos de vocês crêem, ou criam: Ele era um anjo de D”s, que um dia se rebelou, e foi destituído de seu poder, vindo a ser...