Pular para o conteúdo principal

Os Tefilin e as Olimpíadas

Os Tefilin e as Olimpíadas

Rabino Arieh Raichman – Chabad de Manaus

Você está sempre preparado?
Despreparado
Ontem, no meio do preparo do babaganush, o processador de alimentos quebrou. Tentamos de tudo para fazê-lo funcionar novamente, mas sem sorte. Enquanto eu entrava rapidamente em uma loja para comprar um novo, me senti mal de não ter trazido o meu tefilin comigo. Esperei não encontrar outro judeu e perder a oportunidade de fazer esta mitzvá com ele. Comprei o que precisava e ao pagar, vi um homem que não parecia ser de Manaus. Ele não apenas não é de Manaus, como também é judeu. Era um homem de negócios que viaja frequentemente para Manaus. Nos voos ele costuma encontrar outros judeus de Manaus. Um deles, um médico, o encoraja a colocar tefilin como ele. Foi aí que percebi o quão despreparado estava sem o tefilin na mão. Compartilhei palavras de Torá, e o convidei para o Opshernish de meu filho na próxima semana.
Preparado
Nas últimas duas semanas, tivemos três dias de jogos de futebol de qualificação olímpica jogados em Manaus. Os jogos começaram às 18h, proporcionando a oportunidade de cumprimentar os visitantes e fãs antes do jogo. Dentre milhares de pessoas, encontramos 18 judeus, e seis deles concordaram em colocar tefilin. Um deles encontrei nos três dias, e ele concordou em colocar tefilin todas as vezes.
Porque quando você está preparado para fazer algo, como colocar tefilin com outra pessoa, ela não está pronta? E quando você não está preparado, a outra pessoa está pronta? Existe uma maneira de sair da frustração?
Vivemos com grande preocupação com nós mesmos e colocamos nossas vidas como prioridade. Portanto, é muitas vezes difícil compreender o mundo e as pessoas que nos rodeiam. No meu caso eu estava pensando sobre o processador de alimentos que precisava, e não no que outra pessoa poderia precisar de mim, o tefilin. Então, esqueci o tefilin. As pessoas na Arena estavam pensando sobre chegar ao jogo, e não sobre por que D-us organizou para nos encontrarmos.
Continuar a procura de Mashiach
Por quase dois mil anos temos ansiado pela vinda de Mashiach e a reconstrução do nosso Templo Sagrado em Jerusalém. No entanto, ao longo dos anos algumas pessoas tornaram-se confortáveis com a vida e se desencantaram com tal ideia. O Rei Salomão disse que Mashiach “está atrás de nossa parede (exílio), olhando pelas janelas, vendo através das rachaduras.” Tudo o que precisamos fazer é olhar para trás e pensar sobre o que podemos fazer para trazê-lo agora.
Uma parábola é dada pelo Maguid de Mezritch: um pai se esconde de seu filho. Seu objetivo é despertar o desejo do filho para procurar o pai. No entanto, em vez de procura-lo, o filho se perde em suas próprias necessidades, totalmente esquecendo a sua missão. Temos de começar a ver a vida através da perspectiva de outras pessoas, também. E a partir daí, tentar entender a perspectiva maior, a de D-us. Assim, todo mundo vai estar sempre preparado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shema - Hebraico - Transliterado - Português

Shema - Hebraico - Transliterado - Português Devarim (Deuteronômio) 6:4-9; 11:13-21 שְׁמַע יִשְׂרָאֵל ; יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד׃ וְאָהַבְתָּ, אֵת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ; בְּכָל־לְבָבְךָ וּבְכָל־נַפְשְׁךָ וּבְכָל־מְאֹדֶךָ׃ וְהָיוּ הַדְּבָרִים הָאֵלֶּה, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוְּךָ הַיּוֹם עַל־לְבָבֶךָ׃ וְשִׁנַּנְתָּם לְבָנֶיךָ, וְדִבַּרְתָּ בָּם; בְּשִׁבְתְּךָ בְּבֵיתֶךָ וּבְלֶכְתְּךָ בַדֶּרֶךְ, וּבְשָׁכְבְּךָ וּבְקוּמֶךָ׃ וּקְשַׁרְתָּם לְאוֹת עַל־יָדֶךָ; וְהָיוּ לְטֹטָפֹת בֵּין עֵי נֶיךָ׃ וּכְתַבְתָּם עַל־מְזוּזֹת בֵּיתֶךָ וּבִשְׁעָרֶיךָ׃ וְהָיָה, אִם־שָׁמֹעַ תִּשְׁמְעוּ אֶל־מִצְוֹתַי, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוֶּה אֶתְכֶם הַיּוֹם; לְאַהֲבָה אֶת־יְהוָה אֱלֹהֵיכֶם וּלְעָבְדוֹ, ְּכָל־לְבַבְכֶם וּבְכָל־נַפְשְׁכֶם׃ וְנָתַתִּי מְטַר־אַרְצְכֶם בְּעִתּוֹ יוֹרֶה וּמַלְקוֹשׁ; וְאָסַפְתָּ דְגָנֶךָ, וְתִירֹשְׁךָ וְיִצְהָרֶךָ׃ וְנָתַתִּי עֵשֶׂב בְּשָׂדְךָ לִבְהֶמְתֶּךָ; וְאָכַלְתָּ וְשָׂבָעְתָּ׃ הִשָּׁמְרוּ לָכֶם, פֶּן יִפְתֶּה לְבַבְכֶם; וְסַרְתֶּם, וַעֲבַדְתֶּם אֱלֹהִים אֲחֵרִים, וְהִשְׁתַּחֲוִיתֶם ...

150 SALMOS Português e Hebraico - Transliterados

150 SALMOS         O Livro dos Salmos começa apresentando uma orientação para a vida: evitar a influência dos malévolos e dos que ridicularizam o bem, e adotar o estudo e o conhecimento das Escrituras como meta principal. Deus  recompensará nossa vida com alegria e significado.                               Salmo 1  Bem-aventurado o homem que não segue os conselhos dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores e nem participa da reunião dos insolentes; mas, ao contrário, se volta para a Lei do Eterno e, dia e noite, a estuda. Ele será como a árvore plantada junto ao ribeiro que produz seu fruto na estação apropriada e cujas folhagens nunca secam; assim também florescerá tudo que fizer. Quanto aos ímpios, são como o feno que o vento espalha. Nem eles prevalecerão em julgamentos, nem os pecadores na assembléia dos justos; pois o Eterno favorece o caminho dos justos, enquan...

Rabi Yehudá Hanassi, o "Príncipe"

Rabi Yehudá Hanassi, o "Príncipe" Relato do Talmud O Talmud relata uma história sobre o grande Rabi Yehudá Hanassi (o "Príncipe"): Artaban, o rei de Partin enviou-lhe como presente uma pérola maravilhosa. Rabi Yehudá retribuiu com outro presente – uma mezuzá. Ultrajado pelo que lhe parecia zombaria, o rei repreendeu severamente a Rabi Yehudá:"–Vós me insultastes. Eu vos enviei um presente de valor incalculável e vós retribuistes com uma ninharia sem valor!" Rabi Yehudá apressou-se em explicar: "O presente que me enviastes é tão valioso que deverá ser cuidadosamente vigiado, ao passo que o que eu vos dei vos guardará mesmo quando estiveres dormindo". © Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a  política de copyright de Chabad.org .