Pular para o conteúdo principal

Judaísmo não é uma seita

Judaísmo não é uma seita


Judaísmo não é uma seita


O que é uma seita?

SEITA: É a dissidência de pessoas ou grupo de pessoas de uma organização religiosa dominante dita como oficial.


Muitos grupos desmembraram-se da religião dita como oficial,  seguindo ou formando uma nova ideologia.
O judaísmo não se enquadra como seita, porque nunca foi uma religião dominante e oficialmente reconhecida em todo o mundo.
O conceito religioso judaico ou mosaico,  originou-se ainda no período babilônico, quando Abraão sintetizou a crença num D'us Único.
Novas ideologias foram surgindo com o distanciamento dos povos no que diz respeito ao conceito religioso.
Aqueles que abraçaram a fé mosaica, à fizeram por entender que D'us não é e nem pode ser representado por nenhuma figura material, visto que, ninguém jamais viu a D'us para que pudesse representá-lo em alguma forma.

Entretanto, houve uma manifestação peculiar na era mosaica por parte da natureza, dando a entender que o D'us o Criador (Bendito Seja), estava manifestando-se ao homens, confirmando não só a Sua presença Divina entre os homens, como também a Sua Unicidade, fato este que, ocorreu no Monte Sinai, localizado do Deserto do Saara,  nas proximidades com o Egito, país este, que também foi testemunha ocular da manifestação da presença Divina, quando sofreu as DEZ pragas, fazendo com que o Faraó, rei do Egito, libertasse  o povo hebreu de sua submissão.

O judaísmo nunca foi uma religião impositora e dominante. Até porque, o livre arbítrio é parte intrínseca da natureza humana e a religião mosaica preza por este princípio.
Haja vista, ser Israel hoje um país democrático e tolerar à sua volta, muitas religiões com ideologias diferentes sobre D'us, não  interferindo em nenhuma de suas crenças.
Então, nós judeus de todas as épocas, não estamos alicerçados à uma SEITA e sim, a um conceito juramentado pelo  nosso patriarca Abraão, continuado pelo nosso patriarca Isaque e praticado pelo nosso patriarca Jacó e confirmado pelo nosso  Moshê Rabeno  ao pé da Península do Monte Sinai.

E que tem-se praticado ao longo das eras e das gerações até os nossos dias.

Mesmo alguns grupos dissidentes do judaísmo, tendo fundado outros seguimentos religiosos, não constituem-se como SEITAS, porque a TORÁ é a mesma para todo o povo judeu, diferenciando apenas os COSTUMES. Exceto, aqueles grupos que não interiorizaram a TORÁ como conceito religioso para as suas agremiações, ficando à margem do judaísmo tradicional, misturando conceitos que nunca fizeram parte da nossa confissão de fé e prática.

A nossa fé é regida por TREZE PRINCÍPIOS, a saber:

1-     Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele só fez as criaturas e as dirige e Ele só fez, faz e fará todas as obras.
2-     Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu  Nome, Ele é o Único e não há Unicidade como a Dele, de nenhuma maneira. E só Ele é nosso D'us; Ele existiu, existe e existirá para sempre.
3-     Eu  creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, não é corpo e não se  pode assemelhar à matéria. E Ele não tem nenhuma comparação com qualquer coisa.
4-     Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja Seu Nome, Ele é o primeiro e o último sem fim.
5-     Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, a Ele só, se deve rezar e não a outro.
6-     Eu creio com fé completa que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.
7-     Eu creio com fé completa que a profecia de Moisés, nosso mestre de bendita memória, é verdadeira e que Ele é o pai (mestre) de todos os profetas anteriores e posteriores a ele.
8-     Eu creio com fé completa que toda a Lei que se encontra em nossas mãos é a que foi dada a Moisés, nosso mestre  de bendita memória.
9-     Eu creio com fé completa que esta Lei  não foi trocada, nem haverá outra Lei por parte do Criador, bendito seja o Seu Nome.
10-   Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele conhece todas as obras dos homens e todos os seus pensamentos, pois assim foi dito : " O Criador de todos os corações conhece todas as suas obras"
11-   Eu creio com fé completa que o Criador bendito seja o Seu Nome, recompensa  aos que guardam os Seus preceitos e pune os que os transgridem.
12-   Eu creio com fé completa na vinda do Messias, e apesar dele tardar em vir, contudo esperá-lo-ei  em cada dia.
13-   Eu creio com fé completa que haverá a ressurreição dos mortos quando for de agrado do Criador, bendito seja o Seu Nome e exalçada a Sua lembrança para todo o sempre. 

Fonte: Sidur Completo (Jairo Fridlin, pag. 120)

O que passar disso é idolatria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

150 SALMOS Português e Hebraico - Transliterados

150 SALMOS         O Livro dos Salmos começa apresentando uma orientação para a vida: evitar a influência dos malévolos e dos que ridicularizam o bem, e adotar o estudo e o conhecimento das Escrituras como meta principal. Deus  recompensará nossa vida com alegria e significado.                               Salmo 1  Bem-aventurado o homem que não segue os conselhos dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores e nem participa da reunião dos insolentes; mas, ao contrário, se volta para a Lei do Eterno e, dia e noite, a estuda. Ele será como a árvore plantada junto ao ribeiro que produz seu fruto na estação apropriada e cujas folhagens nunca secam; assim também florescerá tudo que fizer. Quanto aos ímpios, são como o feno que o vento espalha. Nem eles prevalecerão em julgamentos, nem os pecadores na assembléia dos justos; pois o Eterno favorece o caminho dos justos, enquan...

Shema - Hebraico - Transliterado - Português

Shema - Hebraico - Transliterado - Português Devarim (Deuteronômio) 6:4-9; 11:13-21 שְׁמַע יִשְׂרָאֵל ; יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד׃ וְאָהַבְתָּ, אֵת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ; בְּכָל־לְבָבְךָ וּבְכָל־נַפְשְׁךָ וּבְכָל־מְאֹדֶךָ׃ וְהָיוּ הַדְּבָרִים הָאֵלֶּה, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוְּךָ הַיּוֹם עַל־לְבָבֶךָ׃ וְשִׁנַּנְתָּם לְבָנֶיךָ, וְדִבַּרְתָּ בָּם; בְּשִׁבְתְּךָ בְּבֵיתֶךָ וּבְלֶכְתְּךָ בַדֶּרֶךְ, וּבְשָׁכְבְּךָ וּבְקוּמֶךָ׃ וּקְשַׁרְתָּם לְאוֹת עַל־יָדֶךָ; וְהָיוּ לְטֹטָפֹת בֵּין עֵי נֶיךָ׃ וּכְתַבְתָּם עַל־מְזוּזֹת בֵּיתֶךָ וּבִשְׁעָרֶיךָ׃ וְהָיָה, אִם־שָׁמֹעַ תִּשְׁמְעוּ אֶל־מִצְוֹתַי, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוֶּה אֶתְכֶם הַיּוֹם; לְאַהֲבָה אֶת־יְהוָה אֱלֹהֵיכֶם וּלְעָבְדוֹ, ְּכָל־לְבַבְכֶם וּבְכָל־נַפְשְׁכֶם׃ וְנָתַתִּי מְטַר־אַרְצְכֶם בְּעִתּוֹ יוֹרֶה וּמַלְקוֹשׁ; וְאָסַפְתָּ דְגָנֶךָ, וְתִירֹשְׁךָ וְיִצְהָרֶךָ׃ וְנָתַתִּי עֵשֶׂב בְּשָׂדְךָ לִבְהֶמְתֶּךָ; וְאָכַלְתָּ וְשָׂבָעְתָּ׃ הִשָּׁמְרוּ לָכֶם, פֶּן יִפְתֶּה לְבַבְכֶם; וְסַרְתֶּם, וַעֲבַדְתֶּם אֱלֹהִים אֲחֵרִים, וְהִשְׁתַּחֲוִיתֶם ...

A Tanach fala de anjos caídos? Diabo é conceito judaico?

A Tanach fala de anjos caídos? Diabo é conceito judaico? Por que coloco esta página aos meus amigos e interessados? Eu sempre digo aos meus ouvintes, que antes de querer seguir qualquer coisa que dizem estar na ‘Bíblia’, devem notar na História, se o fato é real. Tudo que aconteceu com o povo de Israel, foi anotado nos livros de História, se não na Mundial, pelo menos em livros de História de Israel. Quanto tempo dura um mito? O tempo em que você acredita nele, até descobrir a realidade.   Pelo fato de que muitos acreditam que a ‘doutrina ‘ de demônios e seu grande chefe Lúcifer é um conceito judaico. Isso é o que veremos a seguir, não só pela história pagã deste ser mitológico, mas como pelas próprias ESCRITURAS Hebraicas, o TANAKH.   Bem, antes de qualquer coisa, confesso que eu mesmo já acreditei neste mito, crendo da mesma forma que muitos de vocês crêem, ou criam: Ele era um anjo de D”s, que um dia se rebelou, e foi destituído de seu poder, vindo a ser...